A NOSSA HISTÓRIA


DO NASCIMENTO AOS DIAS DE HOJE

O Jardim das Amoreiras idealizado pelo Marquês de Pombal foi inaugurado em 1759.

O Marquês de Pombal projectou 331 amoreiras para o local, onde se situava a fábrica das sedas, com o intuito de promover a indústria da seda portuguesa. Realizava-se neste local a Feira das Amoreiras.

O Jardim das Amoreiras, formalmente intitulado Jardim Marcelino Mesquita, é um jardim situado na Praça das Amoreiras, freguesia de Santo António, em Lisboa.

Com uma área de seis mil metros quadrados, o jardim é delimitado, em parte, pelo Aqueduto das Águas Livres e encontra-se sobre a Mãe d'Água, local de abastecimento histórico de água à cidade de Lisboa e actual Museu da Água.

Actualmente também delimitando parcialmente o jardim, encontram-se a Fundação Árpád Szenes-Vieira da Silva, instalada na antiga fábrica das sedas hoje, Museu da seda.

Mesmo na porta ao lado encontra-se a Francisco Soares da Silva, S.A., empresa fundada em 1840 com o seu negocio no fabrico e venda de passamanarias*, encontrando-se em funcionamento desde então, arriscando agora alegar, que é a mais antiga fábrica de Lisboa se não do pais em funcionamento.

Considerada por muitos, como um Museu vivo, a fábrica tem na sua essência o fabrico artesanal das mais variadas fitas e ornamentos.

O destaque vai para o fabrico de Fitas de condecoração oficial, usadas, por exemplo, nas condecorações da 1º guerra mundial, na condecoração dos Embaixadores, pelo nosso Exmo. Sr. Presidente da República e outras individualidades, assim como, Atletas e todo o universo das condecorações oficiais.

É também líder e única no fabrico da reconhecida fita de Moiré, é uma fita de seda feita de forma artesanal e com um padrão único e exclusivo, cada fita tem uma "impressão digital única no mundo " e são usadas principalmente pelas universidades nos seus diplomas e condecorações oficiais.

E não menos importante, fica o destaque para as nossas fitas de seda e cetim, aclamadas por muitos como as melhores fitas em qualidade e fabrico, as mesmas são elaboradas de forma artesanal, com a experiência e o saber de quase duzentos anos história.


" Agora já pode visitar a Loja da Fabrica "

Venha conhecer o showroom do autentico museu das fitas e deixe-se deslumbrar. 


" Curiosidades "

Significado de Passamanarias:

A passamanaria é uma guarnição utilizada desde a Idade Média. Nessa altura chamava-se passement e este nome era dado a todas as espécies de cordão nos séculos XVI e XVII. Mais tarde, a palavra mudou para passamenteria esta descrevia todos os tipos de ornamentações onduladas. Agora, já com o nome de passamanaria, significa tira estreita de tecido, em geral com aspecto de seda (passames, galões,franjas, bordas, etc.), que é criada tecendo-se ou traçando-se fios.


A nossa visão é muito simples, tudo o que fazemos é para si...

Estamos à sua disposição para ajudar a dar vida às suas fitas e projectos.

Pretendemos conquistar novos mercados aumentando de forma sustentável a nossa produção, mantendo sempre a mesma qualidade e rigor que só os nossos 176 anos podem oferecer.

© 2016 Francisco Soares da Silva, S.A
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora